Rua São Paulo, 68 - São Roque - Todos os direitos reservados

  • LIXA TUDO ABRASIVOS NO FACEBOOK
  • Instagram ícone social

A Lixa-Tudo é a mais completa loja de ferramentas elétricas profissionais, lixas,  abrasivos, máquinas para solda e rebolos diamantados de São Roque e região.

  • Lixa Tudo - Especialista

Como cuidar bem da sua cerca de madeira

Hoje daremos uma dica de como cuidar bem da sua cerca de madeira, quais ferramentas utilizar e como fazer o processo com limpeza e segurança.


Passo 1- Cubra o chão em volta da cerca com plástico. Se tiver plantas por perto é melhor cobri-las com plástico, principalmente se você for utilizar algum produto de limpeza. Em uma loja de casa e construção, compre um plástico grande o suficiente para cobrir a grama e as plantas em um raio de 1 metro. Para economizar dinheiro, use o mesmo plástico durante a lavagem de toda a cerca. Conforme avança na limpeza, leve o plástico consigo.


Passo 2 - Use uma escova de aço para remover a sujeira encrustada. A escova de aço é ótima para tirar a sujeira incrustada da cerca para prepará-la para uma pintura ou limpeza. Passe-a nos pedaços grandes de sujeira grudados na madeira. Cuidado para não fazer muita força e estragar a pintura ou a superfície da cerca. Caso você já não tenha uma escova de aço, vá até uma loja de casa e construção.Use uma escova de cerdas de plástico se quiser, mas aplique um pouco mais de pressão.


Passo 3 - Jogue água na cerca com uma mangueira. Mesmo que você tenha uma lavadora de alta pressão, use uma mangueira comum para jogar água na cerca e remover a sujeira mais fácil. Use uma pressão entre média e alta.


USANDO UMA LAVADORA DE ALTA PRESSÃO


Passo 1 - Use a lavadora em baixa potência. Se você aplicar muita pressão com a máquina, a madeira pode envergar ou se partir. Portanto, use a lavadora em uma potência entre 1500 e 2000 psi. Evite os modelos motorizados.


Passo 2 - Encaixe um bocal de 25 graus. Use um bocal de 25 graus para que a água seja borrifada em um ângulo que não agrida a madeira. Basta encaixá-lo na ponta da haste da máquina. Os fabricantes costumam fabricar cada bocal de uma cor e o de 25 graus costuma ser verde.


Passo 3 - Fique a meio metro de distância da cerca. Independentemente de qual bocal você utilizar e da potência da máquina, o jato é sempre forte. Portanto, fique a no mínimo meio metro de distância da cerca para não se machucar.


Passo 4 - Use jatos longos de maneira homogênea em toda a área a ser lavada. A meio metro de distância, dê um trato na madeira com a lavadora. Aproxima o bocal a mais ou menos 30 cm de distância da cerca e borrife toda a superfície de maneira homogênea até que a madeira fique visivelmente mais limpa.


Passo 5 - Não concentre a água em um só lugar. Se você ficar jateando a mesma área da cerca, pode acabar por danificá-la. Vá jogando jatos de água nos postes da cerca e progredindo conforme eles ficam mais limpos. Quando perceber que um poste parou de clarear, passe para o outro.


Passo 6 - Use um bocal de 18 graus para fazer uma limpeza mais profunda. Caso a cerca não fique tão limpa quanto você deseja, troque o bocal por um de 18 graus. Ele exerce mais pressão e poderá limpar melhor a cerca sem danificar a madeira.


Agora sua cerca estará pronta para uma renovação na pintura! Você costuma fazer uma "faxina" na cerca de quanto em quanto tempo? O ideal é fazer uma vez ao ano!