• Lixa Tudo - Especialista

Como tratar o MDF corretamente para não ficar com rebarbas

Neste post daremos algumas dicas de como fazer de maneira correta o corte e acabamento em MDF, qual serra devemos utilizar, como colar fitas de borda e como deixar aquele acabamento de primeira que seu projeto merece!


SELECIONAR AS FERRAMENTAS CORRETAS


Iniciar um projeto requer planejamento, e com o planejamento precisamos fazer um check-list de quais ferramentas serão mais úteis e extremamente necessárias no processo de criação. Vamos falar de serras circulares, serras copo, brocas e serras tico-tico. Também não podemos esquecer das limas e grosas que refinam o acabamento, qual tipo de cola correto para a fita de borda podemos utilizar e como cortar ela corretamente para fazer o melhor acabamento possível.


PASSO 1 - Do projeto

Ao fazer um projeto e utilizar o MDF é preciso que você tenha ferramentas corretas para dar um bom acabamento, por isso antes de começar faça um check-list de tudo que irá precisar.



1- Ferramentas

2- Parafusos, porcas e etc...

3- Fios e Extensões

4- Segurança

  • óculos

  • luvas

  • protetor auricular

  • máscara contra pó

5- Material

6- Lixas e acessórios


Considerando o check-list acima, comece seu projeto.


SERRA CORRETA

A serra mais indicada para MDF é aquela que possuí os dentes alternados, com ângulos de 45º e afiação em dia! O exemplo abaixo você vê uma serra da marca #Frezite e ela é uma serra multi-materiais.

Repare como são finas as pontas de corte dela, e como a ângulação das pontas são alternadas, isso gera um corte preciso no seu MDF e não causa descascamentos, mas alguns cuidados devem ser tomados para que isso dure mais tempo. As serras curculares possuem um tempo de vida útil elevado, se usadas com cuidado. Evite cortar materiais que causem o desgaste da serra precocemente, como metais duros por exemplo.



A serra da #Fresite é feita para serras circulares manuais, que também possuem uma rotação bem elevada, por isso é importante tomar precauções em relação a segurança. Use somente serras próprias para madeira, evite usar serra mármore por exemplo. Use somente serras que possuem aquela baia de proteção, pois a serra manual pode encontrar algum "caroço" no material, gerando coices na máquina, e podem resultar em sérios acidentes. Seja responsável.


O ACABAMENTO

Para dar acabamento no MDF procure usar lixas finas de baixa granulação, lembrando que o MDF não pode ser molhado, evite lixas D´Agua ok! Essa baixa granulação permite um acabamento fino e suave, após o corte, com uma lixadeira elétrica ou até mesmo com as mãos (tomando cuidado para não se cortar) você deve "quebrar" o corte da serra no MDF usando a lixa. Lixadeiras elétricas, como essa da #Wesco por exemplo, são ótimas para esses acabamentos, pois possuem regulagem de velocidade.

TERMINANDO A PEÇA

Certifique-se que a portência do seu equipamento esteja correta para não estragar sua peça, se você fizer na mão, certifique-se de que não está aplicando força demais. Agora é a hora da fita de borda, e é importante saber a medida que sua peça tem para você comprar a fita correta! Geralmente são 15mm e 18mm podendo variar até 25mm. Utilize a cola de contato, passe uma camada fina na peça de MDF e outra camada fina na fita, espere secar. Junte as duas partes e passe um material limpo e liso fazendo pressão nas duas partes para gerar atrito.


Agora que sua peça está finalizada, siga o processo até terminar seu projeto. Lembre-se de seguir seu projeto original, tomar cuidado com as medidas e você tem tudo na mão para fazer grandes móveis em MDF para sua casa!


A Lixa-Tudo tem todas as ferramentas necessárias para seu projeto ser finalizado com precisão e acabamentos perfeitos! Conheça mais pedindo um orçamento!


Queremos saber, no seu último projeto, qual foi o maior desafio?



452 visualizações

Rua São Paulo, 68 - São Roque - Todos os direitos reservados

  • LIXA TUDO ABRASIVOS NO FACEBOOK
  • Instagram ícone social

A Lixa-Tudo é a mais completa loja de ferramentas elétricas profissionais, lixas,  abrasivos, máquinas para solda e rebolos diamantados de São Roque e região.